6.11.13

Concerto Bicentenário Manoel Dias de Oliveira: Lira Ceciliana


No dia 3 de novembro deste ano, se apresentou na Matriz de Santo Antônio de Tiradentes a Orquestra “Lira Ceciliana”, da cidade de Prados, sob a presidência de Rejaine Almeida Rezende e a regência do maestro Ademar Campos Neto, em comemoração ao bicentenário da morte de Manoel Dias de Oliveira. 


Músicos da Orquestra Lira Ceciliana em apresentação na
Matriz de Santo Antônio, Tiradentes.

                        
O Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes e a Sociedade Orquestra e Banda Ramalho agradecem sensibilizados aos músicos e ao maestro a brilhante apresentação, que contou com repertório de autoria do Capitão Manoel Dias, incluindo um Magnificat do museu da música de Mariana, ainda quase desconhecido, e do “Miserere” acompanhado de órgão. Na segunda parte do concerto, foi apresentada uma peça do maestro Ademar Campos Filho, à maneira de Manoel Dias. O maestro Ademarzinho foi autor da melodia do hino da cidade de Tiradentes e foi sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes.

O concerto também contou com uma peça de Geraldo Barbosa de Souza, contrabaixista da Lira Sanjoanense, falecido em 2011, e uma bela abertura do Pe. João de Deus de Castro Lobo (1794-1832), que foi organista da igreja de São Francisco de Mariana.

Olinto R. Santos, Sócio do IHGT.

Nenhum comentário: